contratações ilegais

TCE identifica burla ao concurso público em Casinha/PE

Em sessão ordinária realizada no dia 19 de setembro de 2024, a Segunda Câmara do TCE-PE julgou as contas da Prefeitura Municipal de Casinhas referentes ao exercício de 2019 e destacou graves irregularidades envolvendo a burla ao concurso público. Entre as principais falhas identificadas, o tribunal apontou a execução do programa assistencial “Casinha Sempre Limpa”, que, segundo os conselheiros, foi utilizado como mecanismo para evitar a realização de concurso público ou processo seletivo simplificado, em desrespeito à Constituição Federal.

O TCE-PE considerou que o programa não se enquadra nos conceitos de programa assistencial ou serviço voluntário e indicou que houve favorecimento na contratação de pessoas ligadas à Prefeitura. Essa prática viola o princípio da impessoalidade e da finalidade pública, constantes do artigo 37 da Constituição Federal, o que resultou na determinação para que o programa fosse imediatamente descontinuado.

Além disso, o tribunal enfatizou a necessidade de realização de um concurso público para regularizar a contratação de pessoal no município, assegurando o cumprimento das normas constitucionais que regem o acesso ao serviço público.

O relator do processo, conselheiro substituto Adriano Cisneiros, recomendou a aplicação de uma multa de R$ 5.224,97 ao ex-prefeito João Barbosa Camelo Neto, além de outras medidas corretivas. Entre as determinações impostas pela Corte de Contas, destaca-se a exigência de que o atual gestor de Casinhas tome as providências necessárias para realizar o concurso, de forma a garantir a transparência e legalidade nas contratações.

O julgamento, acompanhado pelos demais conselheiros da Segunda Câmara, também ressaltou falhas em processos licitatórios e no controle interno do município, que deverão ser corrigidas nos próximos 180 dias.

Posts relacionados
contratações ilegais

TCE Defere Pedido de Vista sobre Nomeações Ilegais no Concurso de Manari/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) deferiu, nesta quarta-feira (2), o pedido de…
Leia mais
contratações ilegais

Prefeitura de São Vicente Férrer/PE é Acusada de Preterir Aprovados para Guarda Municipal

A prefeitura de São Vicente Férrer está no centro de uma polêmica envolvendo a contratação de…
Leia mais
contratações ilegais

Prefeito de Passira/PE é condenado a nomear aprovados em concurso com multa diária

O Tribunal de Justiça de Pernambuco proferiu sentença no processo nº 0001216-50.2023.8.17.3070…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?