TCE PE

TCE mantém contratações temporárias no sistema prisional de Pernambuco

Na 33ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada no dia 10 de outubro de 2024, foi analisado o processo nº 24100989-3, que tratava de uma medida cautelar relacionada ao concurso público para o cargo de policial penal no estado. O processo foi relatado pela conselheira substituta Alda Magalhães, e a sessão foi presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos.

O objetivo da medida cautelar, solicitada pelos interessados Jonathan Marcel Felix da Silva e Paulo Paes de Araújo, era suspender a nomeação de servidores temporários contratados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, alegando que esses contratos estavam usurpando as funções dos policiais penais, cujos candidatos aprovados no concurso público ainda aguardavam nomeação.

Após análise, o Tribunal decidiu que os candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso público têm apenas expectativa de direito à nomeação, não configurando, no momento, uma preterição arbitrária por parte da administração estadual. Assim, o TCE-PE negou a medida cautelar e homologou a decisão anterior que já havia recusado o pedido de suspensão das contratações temporárias.

Além disso, o Tribunal determinou a abertura de uma auditoria especial para investigar se as funções desempenhadas pelos agentes de ressocialização e analistas de monitoramento estão sobrepondo as atribuições dos policiais penais. Também será verificada a necessidade de servidores temporários no sistema prisional e a compatibilidade desses contratos com a legislação vigente.

A auditoria visa assegurar que as contratações temporárias estejam de acordo com a Constituição e as leis estaduais, além de analisar o impacto financeiro da nomeação dos aprovados no concurso público e o uso de servidores temporários para o exercício de funções permanentes.

DiarioOficial!download.action

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?