TCE PE

TCE nega cautelar para nomeação de candidata aprovada no concurso da Secretaria de Educação/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) analisou o processo eletrônico de medida cautelar (eTCEPE nº 24100948-0), requerido por Ranyelle Medeiros da Costa. A nutricionista e candidata aprovada no concurso público da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) pleiteava sua nomeação para o cargo de Analista em Gestão Educacional – Especialidade: Nutrição, em detrimento da renovação de contratos temporários.

Sob a relatoria do conselheiro substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida, o TCE-PE considerou que a existência de contratos temporários em vez da nomeação de aprovados em concurso público configura uma disfunção administrativa. Entretanto, com base nas provas apresentadas, o Tribunal entendeu que não havia elementos suficientes para conceder a medida cautelar requerida por Ranyelle Medeiros da Costa e, por unanimidade, homologou a decisão de negar o pedido.

A Segunda Câmara determinou que a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco deve adotar as seguintes medidas, com prazos de até 20 dias úteis para cumprimento:

  1. Realizar um levantamento interno de todos os contratos temporários vigentes que estejam relacionados a cargos e especialidades contemplados no concurso público regido pelo edital SEE/PE nº 1/2022;
  2. Elaborar um plano de ação para promover a substituição gradual dos profissionais temporários pelos candidatos aprovados no cadastro de reserva, respeitando as funções e especialidades previstas no concurso;
  3. Enviar os dados pendentes ao Sistema SAGRES/TCE-PE, conforme estabelecido na Resolução TC nº 135/2021.

Além disso, o Tribunal de Contas instaurou uma Auditoria Especial, sob a relatoria do conselheiro Ranilson Ramos, para verificar a situação dos contratos temporários na Secretaria e garantir a correta substituição por servidores aprovados no concurso.

Essas medidas visam assegurar a regularidade na contratação de pessoal e o respeito ao concurso público como principal meio de ingresso no serviço público, conforme determina a Constituição Federal.

DiarioOficial!download.action

 

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?