TCE PE

TCE-PE Adota Medida para Evitar Prejuízo a Candidatos do Concurso da SEE/PE “Analistas”

 

Na 1ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara, realizada em 23 de janeiro de 2025, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) deliberou sobre o Processo nº 24101289-2, com base na análise do Relator, Conselheiro Ranilson Ramos. A medida cautelar solicitada envolveu a possível preterição de candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 1 – SEE/PE, de 19 de julho de 2022, para os cargos de Analista em Gestão Educacional e Assistente Administrativo Educacional.

O processo aborda a contratação de serviços terceirizados pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE/PE), com indícios de que as funções desempenhadas por terceirizados podem ser correlatas às atribuídas aos cargos efetivos para os quais o concurso público foi realizado. A medida cautelar visou prevenir a potencial preterição de candidatos aprovados, já que, durante a validade do concurso, a contratação de serviços terceirizados pode configurar violação ao direito à nomeação dos concursados.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a contratação de profissionais terceirizados para cargos efetivos vagos, enquanto o concurso ainda estiver em vigor, pode gerar a preterição arbitrária dos aprovados. A Auditoria Especial, já instaurada em outro processo relacionado, foi destacada como a instância competente para verificar se há semelhanças entre as atribuições exercidas pelos terceirizados e as funções dos cargos efetivos ofertados.

Considerando o risco de ineficácia da decisão final, devido ao término próximo da validade do concurso, que expira em 30 de março de 2025, a Segunda Câmara do TCE-PE determinou a apresentação de um plano de ação pela SEE/PE. A Secretaria ainda não se manifestou oficialmente sobre a prorrogação do concurso, o que reforça a necessidade de providências preventivas.

A decisão foi tomada à unanimidade, com a homologação do voto do Relator, Conselheiro Ranilson Ramos, que autorizou a prorrogação do prazo solicitado pela SEE/PE para o cumprimento das determinações. O Tribunal também encaminhou o acórdão e o inteiro teor aos interessados e à Diretoria de Controle Externo para o devido acompanhamento.

Esta medida cautelar tem como objetivo assegurar a transparência e a legalidade nos processos relacionados aos concursos públicos, garantindo que os direitos dos candidatos aprovados sejam respeitados, enquanto a auditoria segue com suas investigações.

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?