TCE PE

TCE-PE aponta falhas na Prefeitura de Ibirajuba e reforça necessidade de concurso

Prefeitura Municipal de Ibirajuba

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu o acórdão nº 1911/2024, onde constatou diversas irregularidades em contratos da Prefeitura Municipal de Ibirajuba, referente ao exercício de 2021. O processo de auditoria especial identificou problemas na terceirização de serviços médicos, pagamento de taxas indevidas e retenção irregular de tributos.

Entre as principais falhas apontadas, o TCE-PE destacou que a contratação de serviços médicos por meio de terceirização é ilegal, pois se trata de uma atividade-fim do Estado, que deve ser realizada por servidores concursados. Além disso, foi verificado que o Consórcio de Municípios de Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco reteve indevidamente o imposto sobre serviços (ISS) e o imposto de renda retido na fonte (IRRF), acumulando um débito de R$ 130.520,46, que deve ser recolhido aos cofres municipais.

O Tribunal também apontou que o pagamento de taxas de administração ao consórcio, a contratação irregular de voluntários e a modificação indevida das regras de tributação pelo consórcio, sem respaldo legal, configuraram violação da legislação vigente.

Como resultado, foram aplicadas multas no valor de R$ 10.495,93 a três responsáveis: Andrea Patrício Justino de Freitas, Maria Izalta Silva Lopes Gama e Gesse Dias Goncalves. O pagamento dessas multas deve ser feito em até 15 dias após o trânsito em julgado da decisão.

Além disso, o TCE-PE recomendou à Prefeitura de Ibirajuba que realize um levantamento para avaliar a necessidade de pessoal e substitua os vínculos precários por servidores efetivos, por meio de concurso público.

Essa decisão reforça a atuação do TCE-PE na fiscalização de contratos públicos e no uso correto dos recursos da administração pública, especialmente em áreas essenciais como a saúde.

DiarioOficial!download.action

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?