contratações ilegais

TCE-PE expede medida cautelar, suspende seleção e apela que prefeitura de Caruaru PE realize concurso público

Processo nº 22100252-2

O Tribunal de Contas de Pernambuco expediu medida cautelar para suspender a seleção de Fiscais Municipais da Secretaria da Fazenda do Município de Caruaru PE (nº 019/2022). Pontua o TCE que o cargo é incompatível com o instituto da contratação temporária. Segundo o TCE: ““atividades permanentes com funções de poder de polícia e fiscalizatórias” não devem ser assumidas por servidores temporários, contratados por seleção simplificada, deve ser feito concurso público para tal. A prática irregular foi atrelada aos servidores comissionados: Sr. Gilson José Monteiro Filho (Secretário Municipal de Administração) e a Sra. Simone Benevides de Pinho Nunes (Secretária Municipal da Fazenda).

A medida cautelar é o instrumento usado em casos de plausibilidade do direito invocado e de receio de dano irreparável ou de difícil reparação. Causou espanto aos auditores do TCE o resultado da seleção ter sido publicado ontem (06/06), e a convocação para apresentação dos candidatos ser agendada para hoje (07/06).

Deste feita, todos os atos do edital foram suspensos, incluindo a convocação dos candidatos ou posse.

A medida cautelar foi assinada pela Conselheira Alda Magalhães de Carvalho e foi encaminhada como urgência para prefeitura de Caruaru para que apresente esclarecimento em um prazo de 5 dias.

Jaula destaca que a prefeita Raquel Lira antes de deixar o cargo publicou no diário oficial autorização para realizar concurso para admissão de Fiscais, assim como outros cargos – porém com a mudança de gestão não avançou. Apesar dos rumores de andamento, o fato é que não existe qualquer publicação oficial que demostre que a prefeitura está de movimentando para contratar banca e assim viabilizar o concurso. Nos bastidores fala-se que a inexperiência do prefeito justifica a lentidão. De fato, é verdade que é gestão da prefeitura de Caruaru abusou na realização de seleções simplificadas. Nos últimos anos foram quase uma centena.

As informações são do diário oficial do TCE-PE – anexo, pág 4, publicado neste dia 07/06: DiarioOficial_202206_tcepe_diariooficial_20220607

Posts relacionados
contratações ilegais

Desproporção de Temporários em Caruaru Levanta Questões Eficiência na Gestão Pública

Os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam para uma preocupante…
Leia mais
contratações ilegais

Necessidade de Concurso para Regularização na Câmara de Paudalho

No dia 16 de abril de 2024, durante a 11ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Ausência de Concurso Público na Prefeitura de Iati/PE Completa 21 Anos

Desde o último concurso público realizado em 2003, há 21 anos, a Prefeitura de Iati, no estado de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?