TCE PE

TCE-PE Julga Ilegais Contratações Temporárias da Prefeitura de Riacho das Almas

Na 18ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara, realizada em 04 de junho de 2024, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) examinou o Processo Digital nº 2322983-4, que trata da admissão de pessoal através de contratação temporária pela Prefeitura Municipal de Riacho das Almas.

A sessão, conduzida pelo presidente da Primeira Câmara, Conselheiro Rodrigo Novaes, teve como relator o Conselheiro Substituto Marcos Nóbrega. A advogada Dra. Larissa Lima Felix (OAB/PE nº 37.802) representou o interessado Dioclécio Rosendo de Lima Filho.

O Acórdão T.C. nº 855/2024 destacou a necessidade de procedimentos de seleção pública simplificada para contratações temporárias, conforme os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência. O tribunal constatou a ausência desse procedimento na Prefeitura de Riacho das Almas, infringindo, assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe contratações quando a despesa com pessoal ultrapassa o limite prudencial estabelecido.

Diante dos fatos, a Primeira Câmara, por unanimidade, decidiu pela ilegalidade das contratações listadas no Anexo Único do processo, não concedendo os registros dos respectivos atos dos servidores. Além disso, aplicou multa de R$ 10.343,07 a Dioclécio Rosendo de Lima Filho, a ser paga em até 15 dias após o trânsito em julgado do acórdão, destinada ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal.

O julgamento contou com a presença do Conselheiro Eduardo Lyra Porto e da Procuradora-Geral Adjunta, Dra. Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.

Esta decisão reforça a importância da transparência e responsabilidade na gestão pública, assegurando o cumprimento das normas fiscais e dos princípios que regem a administração pública.

Posts relacionados
TCE PE

Comunidade questiona seriedade das palavras do Prefeito de Agrestina/PE após não homologar Concurso

O prefeito de Agrestina, Josué, enfrenta críticas severas da comunidade após não cumprir a…
Leia mais
TCE PE

São José do Egito Enfrenta Necessidade Urgente de Concurso Público

Prefeitura acumula mais de 500 contratos temporários em 2024, segundo dados do TCE A Prefeitura de…
Leia mais
TCE PE

TCE-PE Analisa Admissões Temporárias Ilegais da Prefeitura de Afogados da Ingazeira/PE

Em sessão realizada no dia 20 de junho de 2024, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?