TCE PE

TCE-PE nega cautelar e inicia investigação sobre contratos temporários na SEAP

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) confirmou a decisão da conselheira-substituta Alda Magalhães, que negou a medida cautelar solicitada para suspender as contratações temporárias para as funções de agente de ressocialização e analista de monitoramento na Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A denúncia alegava que tais contratações estariam preterindo candidatos aprovados no concurso público para o cargo de policial penal.

Apesar de negar a suspensão das contratações, o TCE-PE determinou a abertura de uma auditoria especial para aprofundar a análise dos fatos e documentos relacionados à denúncia. O colegiado, acompanhando o voto da relatora no processo TC nº 24100989-3, concluiu que, a princípio, as funções temporárias não são idênticas às dos policiais penais, mas considerou necessário investigar possíveis irregularidades, especialmente a substituição de policiais penais por contratados temporários.

O pedido de cautelar foi feito por um dos aprovados no concurso público, que argumentou que os agentes temporários estariam realizando as mesmas funções dos policiais penais, além de destacar o déficit de pessoal na Seap, que precisaria ser resolvido com urgência. No entanto, a relatora não acatou esses argumentos, mas recomendou uma auditoria especial para investigar mais a fundo.

A decisão foi aprovada pelos conselheiros Ranilson Ramos (presidente da Segunda Câmara), Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Gilmar de Lima.

A auditoria especial deverá esclarecer se há irregularidades nas contratações temporárias e se estas de fato estão substituindo o trabalho dos policiais penais.

DiarioOficial!download.action

Posts relacionados
TCE PE

TCE-PE cobra correções da Prefeitura de Água Preta e reforça que contratações devem ocorrer por Concurso

Na 9ª Sessão Ordinária Presencial da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
TCE PE

TCE Aponta Irregularidades nas Contas de Gestão da Alepe e Exige Concurso Público

Recife, 31 de março de 2025 – Em julgamento realizado durante a 9ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
TCE PE

TCE multa ex-Prefeito e Reforça Necessidade de Concurso em Belém de Maria/PE

A cidade de Belém de Maria, localizada no interior de Pernambuco, enfrenta uma situação…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?