TCE PE

TCE solicita que gestão de Serrita crie cargos novos para lotar candidatos aprovados no Concurso

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou que a Prefeitura Municipal de Serrita crie novos cargos para alocar os candidatos aprovados no Concurso Público realizado no exercício financeiro de 2018. A decisão foi tomada pela Segunda Câmara do TCE, acatando a sugestão da Procuradora do Ministério Público de Contas, Dra. Germana Laureano.

No processo digital do TCE, o relator Conselheiro Substituto Adriano Cisneiros reconheceu a falha na elaboração do voto, que não continha a determinação para criação dos cargos. O relator acolheu a sugestão da Procuradora e incluiu a determinação no voto, ressaltando a importância de garantir maior segurança aos servidores já nomeados.

Além disso, o TCE-PE julgou legais as nomeações realizadas através do Concurso Público, concedendo o registro dos atos dos servidores. A decisão também determina que a Prefeitura de Serrita faça um levantamento dos cargos vagos existentes e, persistindo a inexistência, envie um Projeto de Lei à Câmara Municipal para a criação dos cargos necessários.

No entanto, o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), tem demonstrado resistência em acatar as determinações do Tribunal de Contas. Em uma fala polêmica em 31 de maio de 2023, o prefeito classificou os aprovados no Concurso Público como uma “herança maldita”. Suas declarações têm gerado repúdio por parte de entidades que defendem os concursados, como o Jaula Cursos, a maior instituição dedicada a concursos públicos em Pernambuco.

O Jaula Cursos emitiu uma nota de repúdio às declarações do prefeito, considerando-as infundadas e desrespeitosas. Na nota, destacam a importância do concurso público como um meio de seleção justo e transparente, e criticam a postura do gestor por desvalorizar os esforços e méritos dos aprovados, além de desconsiderar os princípios da administração pública.

A atitude do prefeito de Serrita tem causado preocupação entre os candidatos aprovados, que aguardam a efetivação de suas nomeações. Resta acompanhar se a gestão municipal acatará a determinação do TCE-PE e tomará as medidas necessárias para criar os cargos e regularizar a situação dos servidores nomeados e os que ainda necessitam da nomeação.

Fonte:

PROCESSO DIGITAL TCE Nº 2321582-3

Posts relacionados
TCE PE

TCE nega cautelar para nomeação de aprovados em Camaragibe/PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), por meio de decisão interlocutória da…
Leia mais
TCE PE

TCE Julga Embargos de Declaração Relacionados ao Concurso da Prefeitura de Itambé/PE

Na 43ª Sessão Ordinária Presencial da Primeira Câmara, realizada em 17 de dezembro de…
Leia mais
TCE PE

TCE-PE nega cautelar para suspensão do Concurso SEE/PE 2022

Em sessão realizada pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?