Tribunal de Justiça

TJ absolve ex-prefeito de Belo Jardim em caso de Improbidade devido a contratações ilegais

A 1ª Vara Cível da Comarca de Belo Jardim concluiu o julgamento da ação civil pública referente ao processo nº 0000157-71.2019.8.17.2260. O processo foi movido pelo 1º Promotor de Justiça de Belo Jardim contra um grupo de requeridos, incluindo Francisco Hélio de Melo Santos, José Silvano Galvão, Cecílio Barbosa Cintra Galvão, José Roberto Barbosa Cavalcante, Maria Luzinete Campelo Torres, José Fábio Galvão, Uriel José Campelo Filho, Elizabete Maria Gomes, Ricardo de Oliveira Ferreira, Euno Andrade da Silva Neto, Ivanildo de Assis Ferreira, Zuleide Oliveira da Silva e José Genilson Manso da Silva.

A ação foi instaurada para investigar alegações de atos de improbidade administrativa relacionados a contratações irregulares de pessoal pelo Município de Belo Jardim/PE entre 25 de julho de 2017 e 31 de março de 2018. O representante do Ministério Público alegou que tais contratações foram realizadas de maneira ilícita, envolvendo 1454 pessoas para funções permanentes, sem respeitar os critérios estabelecidos pela Lei municipal nº. 1.594/2003 e sem observar o princípio do concurso público.

No entanto, a sentença proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível indeferiu os pedidos contidos na inicial da ação civil pública. O juiz fundamentou sua decisão destacando que as condutas descritas na ação não se configuraram como atos de improbidade administrativa após as alterações trazidas pela Lei n° 14.230/2021. As mudanças na legislação exigiam o dolo normativo e alteraram as hipóteses tipificadas como improbidade administrativa.

Assim, concluiu-se que as irregularidades apontadas na ação não caracterizaram, por si só, atos de improbidade administrativa, levando à improcedência dos pedidos feitos na ação civil pública.

Após essa sentença, o processo poderá seguir para instâncias superiores caso haja a interposição de recursos, como embargos de declaração ou apelação, por alguma das partes envolvidas.

Esta decisão encerra o processo na 1ª Vara Cível da Comarca de Belo Jardim referente à ação civil pública por improbidade administrativa.

Posts relacionados
Tribunal de Justiça

TJ nega pedido de anulação de questões em concurso da PMPE 2023

**Recife, 23 de abril de 2024** – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou o pedido…
Leia mais
Tribunal de Justiça

Decisão Judicial Confirma Negativa de Recurso em Caso de Concurso Público em Petrolina

Em uma decisão proferida pela 2ª Vice-Presidência, o recurso interno apresentado no caso de um…
Leia mais
Tribunal de Justiça

Decisão do TJ Garante Acesso a Informações em Concurso Público da Prefeitura do Recife

Subtítulo: Desembargador destaca relevância da transparência em processo seletivo A…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?