Concursos Previstos

Autorizado Concurso do INSS. Edital deve trazer disputa regionalizada

Foi publicada na madrugada deste segunda-feira, 13/06 – a portaria nº 5.315, que trouxe a autorização para a realização do novo concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Apesar de se especular autorização para um concurso com mais de 7 mil vagas, apenas 1000 vagas foram confirmadas. Caso o candidato seja aprovado mesmo fora das vagas, as chances de ser convocado são altas. Até 2026, 4.569 devem se aposentar. Além disso, atualmente existe um déficit de 23 mil servidores do órgão (fonte: Fenasps).

O cargo que será ofertado no novo concurso do INSS é o de Técnico do Seguro Social. A exigência é de nível médio, ou formação técnica equivalente. O servidor deste cargo faz jus a salário inicial no valor de R$ 5.447,79 para uma jornada de 40h/semanais. No topo da carreira, a remuneração do servidor deste cargo passa a ser de R$ 9.099,25. Ele é a pessoa responsável por tratar de Aposentarias, salário Maternidade, Auxílio Doença, etc. O último concurso do INSS ocorreu em 2015, e a banca Cespe organizou o certame. Na ocasião 800 vagas foram ofertadas. O duelo envolveu realização de provas objetivas com 120 questões, sendo exigidas as seguintes disciplinas:

  • português
  • raciocínio lógico
  • informática
  • ética no serviço público
  • regime jurídico único
  • direito administrativo
  • direito constitucional
  • seguridade social

Com a autorização, a próxima etapa do órgão é a definir a banca. Cesgranrio e Cebraspe estão entre as mais cotadas. Sobre a modalidade de inscrição, é possível que está seja regionalizada, assim como acontece tradicionalmente nos concursos do Banco do Brasil e Caixa. Noutras palavras, a disputa não é nacional. Nesta modalidade o candidato compete pelas vagas do Estado do seu interesse. Isso distribui a concorrência, tonando-a maior ou menor, dependendo da escolha do candidato. O edital INSS 2022 deve ser publicado até final do ano.

O Jaula Cursos dispões de apostila para esse concurso, em sua versão pré-edital, podendo ser acessada neste clicando aqui. A apostila contém todas as disciplinas que serão exigidas na prova, e o Fera tem garantia de atualização do produto após a publicação do edital.

Posts relacionados
Concursos Previstos

Prefeitura de Tuparetama PE confirma concurso. IGEDUC é a banca

O prefeito do Município de Tuparetama, Sr DOMINGOS SÁVIO DA COSTA TORRES, assinou contrato com a…
Leia mais
Concursos Previstos

Prefeitura de Recife PE anuncia concurso público

A Prefeitura de Recife-PE determina realização de concurso público, destinado para o provimento…
Leia mais
Concursos Previstos

Concurso Público da Câmara de Cupira PE pode ter edital publicado mesmo com contrato com a banca ser questionado (texto original modificado)

Essa matéria foi modificada dia 14/08/22 – antes desta data tinha como Título: Concurso…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?