MPPE

MPPE emite recomendação contra contratos temporários e desvio de função em Cupira

A Promotoria de Justiça de Cupira, representada pelo Ministério Público de Pernambuco, emitiu a recomendação nº 001/2024, visando inibir contratos temporários realizados em detrimento das permissões legais e sanar a ilegalidade de desvio de função no município.

O Ministério Público destaca a necessidade de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal.

A recomendação ressalta que a contratação temporária deve ocorrer apenas em casos excepcionais, quando houver necessidade temporária de excepcional interesse público, e que o desvio de função configura afronta ao regramento do acesso universal de cargos via concurso público.

Diante disso, recomenda-se ao Prefeito Constitucional de Cupira, ao Secretário de Administração e à Secretaria de Saúde:

  1. Adotar todas as medidas necessárias para regularização das funções de cada servidor, evitando o desvio de função e providenciando a realocação dos servidores nas funções pertinentes aos cargos que ocupam originalmente, sob pena de incorrer na prática de ato de improbidade administrativa.

A recomendação solicita também a divulgação imediata e adequada e a adoção das providências necessárias para prevenir eventuais violações da lei, com resposta por escrito no prazo de até 90 dias à Promotoria de Justiça.

O não atendimento à presente recomendação poderá implicar na adoção de medidas necessárias a sua implementação pelo Ministério Público. A recomendação será publicada no Diário Oficial do Estado e encaminhada aos órgãos competentes para ciência, providências, cumprimento, divulgação e manifestação escrita conforme especificado.

Posts relacionados
MPPE

MPPE investiga critérios de convocação de candidatos negros em Santa Maria da Boa Vista

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um procedimento administrativo para investigar…
Leia mais
MPPE

MPPE apura possíveis irregularidades no processo seletivo de Itambé

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Itambé…
Leia mais
MPPE

MPPE instaura inquérito para investigar irregularidades no concurso da Câmara de Camaragibe

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?