Canhotinho, PE – Com discrição, a prefeitura de Canhotinho tornou público os editais para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), oferecendo 31 vagas com salários competitivos de R$ 2.824,00. O edital, instrumento legal orientador do processo seletivo, está disponível no site oficial https://www.canhotinho.pe.gov.br, conforme o cronograma estabelecido.
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2024 serão realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde, conforme o cronograma anexado ao Edital. A condução do processo está sob a responsabilidade de uma comissão designada pela Portaria nº 076, de 02 de janeiro de 2024, e da empresa CEPAR Consultoria e Participação Ltda, seguindo a legislação vigente e as instruções especiais contidas no Edital e demais atos complementares.
A estrutura da seleção consiste em duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias, envolvendo análise curricular e prova objetiva.
No entanto, candidatos têm expressado insatisfação nos grupos de WhatsApp, questionando a gestão municipal pela falta de ampla divulgação do edital. Muitos apontam que o documento foi publicado apenas no portal da transparência, sem destaque na primeira página do site da prefeitura. Além disso, há críticas à escolha de inscrições presenciais, que acontecem até hoje, 01/02 – levantando dúvidas sobre os princípios constitucionais de publicidade e eficiência em processos seletivos.
Adicionando ao cenário de incertezas, o edital desafia a legislação, pois é vedada a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos, na forma da lei aplicável. O que não parece ser o caso. Esta condição, somada ao caráter discreto da seleção, tem gerado questionamentos e desconforto entre os candidatos.
Outra questão levantada é a contratação da empresa CEPAR Consultoria e Participação Ltda para a realização do processo seletivo. Candidatos questionam a ausência de histórico da empresa no estado e destacam que o CNPJ registra atividades que não parecem diretamente relacionadas à seleção de profissionais da saúde, como construção de edifícios e operadores turísticos.
A prefeitura de Canhotinho ainda não se manifestou diante das críticas, deixando os candidatos e a comunidade local à espera de esclarecimentos sobre as escolhas e procedimentos adotados para este processo seletivo.