contratações ilegais

Prefeitura de Caruaru PE contrata serviço de Vigilância (por 8 milhões) e burla concurso público, revela relatório do MP

O Promotor de Justiça do município de Caruaru, Marcus Alexandre Tieppo Rodrigues, publicou no diário oficial (D.O 21/06 – pág 20) a instauração de Inquérito Civil (PORTARIA Nº 01871.000.258/2021 ) para apurar eventuais irregularidades na contratação do serviço de “Vigilância Armada” contratada pela prefeitura de Caruaru PE. Segundo o Promotor, o Inquérito objetiva frustrar qualquer dano ao patrimônio público – visando à efetivação das medidas legais cabíveis.

De fato, o relatório revela que a prefeitura de Caruaru realizou licitação para contratar o referido serviço. No entanto, a contratação de Vigilantes armados colide com a regra constitucional do concurso público para admissão de tais profissionais. Além disso, na cidade existe uma Guarda Municipal, que poderia ser ampliada e direcionada para essa finalidade. Destaca que o MP: “a segurança pública e patrimonial é serviço de natureza contínua e permanente”.

O Ministério Público destacou a quantia vultuosa destinada para a contratação: mais de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais). Desta feita, o chefe do MP na cidade encaminhou ao Analista Ministerial da Área Jurídica os autos para fins de análise da execução orçamentária apresentada.

Vale destacar que a Guarda Municipal Civil (GCM) de Caruaru é uma das mais atuantes e respeitadas do Estado. No ano de 2018 houve concurso público para admissão de 50 novos GCMs. O concurso foi conduzido pela banca IAUPE. A última movimentação ocorreu em 2021. Atualmente já há uma corrente para realização de concurso novo, que deverá ter 23 vagas – cuja autorização foi divulgado no diário oficial do município publicado em fevereiro de 2022.

Mais informações no anexo: Diario Oficial Eletronico MPPE 21.06.2022 Edicao 1020

 

Posts relacionados
contratações ilegais

Desproporção de Temporários em Caruaru Levanta Questões Eficiência na Gestão Pública

Os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam para uma preocupante…
Leia mais
contratações ilegais

Necessidade de Concurso para Regularização na Câmara de Paudalho

No dia 16 de abril de 2024, durante a 11ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Ausência de Concurso Público na Prefeitura de Iati/PE Completa 21 Anos

Desde o último concurso público realizado em 2003, há 21 anos, a Prefeitura de Iati, no estado de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?