contratações ilegais

Prefeitura de Glória do Goitá PE comete crime fiscal por não realizar concurso, revela relatório do TCE

Processo: TCE 2211052-5

Anexo:

Exercício 2020

O Tribunal de Contas de Pernambuco, TCE-PE, publicou relatório de auditoria de admissão de pessoal realizado pela prefeitura de Glória do Goitá no exercício 2020. O relator do processo foi o conselheiro Carlos Neves.

Segundo consta nos autos, a prefeitura de Glória do Goitá extrapolou o limite de gastos no que se refere a admissão de pessoal, onerando as despesas do município. Além disso, as admissões foram realizadas com ausência de seleção simplificada. A falta de documentação comprobatória para justificar tais contratações também foi considerado pelo TCE.

Desta feita, “o Relatório de Auditoria, elaborado pela Gerência de Admissão de Pessoal (GAPE) do Núcleo de Atos de Pessoal (NAP) do Tribunal concluiu pela irregularidade de todos os atos admissionais” realizados pela prefeitura neste período (exercício 2020), assim como violação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (art. 22, § único, inc. IV, da Lei Complementar Federal n° 101/2000 (LRF), aplicada quando extrapolados os limites para as despesas com pessoal conforme o art. 20, III, b, c/c o art. 22, § único).

O relatório ainda apontou sobre a necessidade da gestão realizar concurso público. Como faz mais de 10 anos do último (2012), é provável que existe um descompasso entre o número de servidores contratados e efetivos, o que configura burla ao Art 37 da Constituição.

O Jaula Cursos apurou que o último concurso de Glória do Goitá ocorreu em 2012, com oferta de 210 vagas – com a banca ASPERHS Consultoria. executando o certame. O concurso ofertou vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Nos últimos 5 anos, essa não foi a primeira vez que a prefeitura de Glória do Goitá foi autuada. A previsão do Jaula é de concurso na cidade no final do segundo semestre.

Posts relacionados
contratações ilegais

Desproporção de Temporários em Caruaru Levanta Questões Eficiência na Gestão Pública

Os últimos dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontam para uma preocupante…
Leia mais
contratações ilegais

Necessidade de Concurso para Regularização na Câmara de Paudalho

No dia 16 de abril de 2024, durante a 11ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Ausência de Concurso Público na Prefeitura de Iati/PE Completa 21 Anos

Desde o último concurso público realizado em 2003, há 21 anos, a Prefeitura de Iati, no estado de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?