Estágios

Recife: expectativas da Equipe do Jaula para etapa Prática do Recife

Os candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura do Recife devem estar atentos para a etapa da prova prática, que é de caráter eliminatório e classificatório. A prova prática consistirá em duas partes: o envio de um plano de aula e a apresentação de uma aula prática via vídeo. A prova prática tem o objetivo de verificar os conhecimentos e o desempenho didático dos candidatos, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental I.

O envio do plano de aula corresponde a 40,00 pontos da pontuação total, enquanto a apresentação da aula prática via vídeo corresponde a 60,00 pontos. A duração da apresentação é de no mínimo 15 minutos, com um acréscimo de, no máximo, 5 minutos para que o candidato organize a sala para a aula (se desejar). É importante lembrar que o tempo total da prova prática não deve ultrapassar 20 minutos, com risco de penalidades.

Para as crianças da Educação Infantil, é esperado que o plano de aula e a aula prática sejam interrelacionados e adequados à intencionalidade prevista no Planejamento de Experiência. As atividades devem ser propostas de forma a engajar as crianças, fornecendo informações claras e precisas, adequadas à faixa etária dos alunos. Reforçamos que a aula deve ser direcionada para o público escolar.

Já para os estudantes do Ensino Fundamental I, a proposta da aula prática deve visar à construção de uma base de conhecimentos contextualizada. As avaliações formuladas devem estimular o pensamento dos estudantes, identificando seus conhecimentos prévios e promovendo a compreensão do objeto de conhecimento abordado.

A transposição didática, por meio de estratégias metodológicas, também é valorizada na prova prática. O uso de recursos visuais como imagens, desenhos e esquemas (no quadro), bem como a adequação da linguagem. O Jaula recomenda que o candidato prime por uma apresentação técnica. Obviamente, o candidato deve praticar a abordagem com antecedência. De preferência, levar em conta apenas a disponibilidade de apagador, quadro e pinceis.

Além disso, é fundamental que os candidatos cumpram o Planejamento de Experiência/Plano de Aula estabelecido e finalizem a exposição no tempo disponibilizado. Outro detalhe: não haverá interação com a banca. Não é uma abordagem dizendo como seria, tem que ser a aula “pra valer”.

Os candidatos devem se preparar cuidadosamente para a prova prática, considerando as diretrizes gerais apresentadas no edital. A banca de avaliação espera que as atividades propostas sejam adequadas ao público-alvo e demonstrem habilidades pedagógicas e de comunicação.

Posts relacionados
Estágios

Candidatos do Concurso do CRB-5º Aguardam Resultados Finais em Reta Final do Processo Seletivo

Os candidatos que participaram do Concurso Público do Conselho Regional de Biologia – 5ª…
Leia mais
Estágios

Repercussão do Concurso da Prefeitura de Condado

A aguardada prova objetiva do concurso da prefeitura de Condado foi realizada no último dia 3 de…
Leia mais
Estágios

Prefeitura do Recife: Divulgados os temas da prova prática para candidatos

Os candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura do Recife, que oferta 1000 vagas para…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?