contratações ilegais

TCE nega recurso de ex-prefeito de Lagoa do Ouro. Expectativa é para realização de novo Concurso

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco julgou ilegais as admissões temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Lagoa de Ouro PE durante o 1º quadrimestre de 2020. A decisão foi tomada durante a 11ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada em 19 de abril de 2023, no processo digital TCE-PE nª 2321343-7. De acordo com o TCE – a gestão tentou com desfaçatez burlar a regra constitucional do concurso público. O último concurso realizado pelo município ocorreu em 2015. A banca ADM&TEC executou o certame.

A deliberação julgou, à unanimidade, ilegais as 146 admissões temporárias realizadas no 1º quadrimestre de 2020 e listadas nos Anexos I a XIV do Relatório de Auditoria, aplicando ao Sr. Marquidoves Vieira Marques, Prefeito, e à Sra. Vanderluce Pereira Calado, Secretaria de Saúde, multa individual no valor de R$ 9.183,00. A decisão se baseou na falta de envio da documentação exigida na Resolução TC n° 01/2015, contratação indevida de pessoal para compor a estratégia de Saúde da família, falta de demonstração da necessidade excepcional que deve reger as contratações temporárias, contratações em número superior ao total oferecido, desobediência à ordem classificatória, irregular acumulação de funções públicas, entre outras irregularidades.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco destacou que a gestão do município não procedeu ao devido concurso público para preenchimento dos cargos vagos, recorrendo equivocadamente às admissões temporárias. O Tribunal ressaltou ainda que não há qualquer documento nos autos que comprove a dita urgência nas contratações e que a falta de planejamento adequado para a realização do devido certame público configura a ilegalidade dos contratos firmados.

Importante ressaltar que a Gestão atual ainda não se movimentou para desdobrar novo concurso público. O Jaula Cursos levantou recentemente dados do portal da transparência do Município de Lagoa do Ouro. Atualmente a cidade possui 1.608 servidores. Do total, apenas 702 são efetivos. 879 são contratos temporários ou comissionados.

Posts relacionados
contratações ilegais

MPPE Investiga Suposta Contratação Irregular na SEM de Afogados da Ingazeira

### MPPE instaura inquérito civil para investigar suposta irregularidade em contratação na…
Leia mais
contratações ilegais

MPPE Instaura Inquérito para Investigar Prática de Nepotismo em São Lourenço/PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotora de Justiça Danielle…
Leia mais
contratações ilegais

Ilegalidade das Contratações Temporárias em Itambé/PE é Confirmada pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em sua 26ª Sessão Ordinária do…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?