contratações ilegais

TCE-PE identifica centenas de contratações ilegais em Bonito PE, multa prefeito e determina realização de concurso

 

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Sr Marcos Flávio – apresentou ao pleno do TCE, no último dia 02/06/22 – o relatório de auditoria relativo ao exercício financeiro de 2020 referente a admissão de pessoal realizada pela prefeitura de Bonito PE. As admissões foram julgadas pelos conselheiros Dirceu Rodolfo, Tereza Duere e pela procuradora do Ministério Público de Contas, Sra Germana Laureano (Segunda Câmara).

O pleno da Segunda Câmara julgou irregular as admissões auditadas, pois ocorreram sem a realização de seleção pública simplificada, sendo estabelecidas mediante eventuais “indicações”. Além disso, as admissões ocorreram de forma a inflar a estrutura administrativo da prefeitura, o que violou o art. 20, inciso III, alínea “b”, da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF. A sentença do TCE está anexa para conferência (diário oficial do TCE, data 06/06 – pág 6).

Desta feita, o prefeito Sr. Gustavo Adolfo Neves de Albuquerque César, foi multado no valor de R$ 9.183,00. Multa que deve ser compensada em um prazo de 15 dias.

O TCE orientou o prefeito ou seus sucessores de que a reincidência irá acarretar em novas multas – conforme estipulado no art. 73, inciso IV, da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (LOTCE), conforme dispõe o art. 3º da Resolução TC nº 01/2015 – cujo teto pode chegar a R$ 50.000,00.

O Jaula Cursos apurou o prazo em que ocorreu o último concurso pública na prefeitura de Bonito PE. Segundo dados levantados, o último certame ocorreu em 2006. Nos últimos 2 anos o Jaula vem acompanhando diariamente as publicações do TCE, seja diários oficiais ou publicações aleatórias do seu site (https://www.tce.pe.gov.br/). Apesar do lapso temporal, não se verificou neste prazo por parte do Tribunal qualquer determinação para realização de Concurso Público. Também são raros os julgamentos de admissão de pessoal que ocorrem na cidade. Desconhecemos as razões.

Anexo: tcepe_diariooficial_20220606_BONITOPE_JAULACURSOS

Posts relacionados
contratações ilegais

TCE julga ilegais contratações na CEACA de Caruaru e impõe multa ao Diretor-Presidente

Recife, 30 de janeiro de 2024 – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de…
Leia mais
contratações ilegais

Prefeitura de Chã de Alegria é Multada por Irregularidades Graves em Contratações

Recife, 29 de janeiro de 2024 – Durante a 42ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de…
Leia mais
contratações ilegais

Redução de Vagas em Concurso de Abreu e Lima pode Compromete Atenção Básica à Saúde da Comunidade

Abreu e Lima, [23/01] O concurso público para o cargo de Agente Comunitário de Saúde…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?