Jurídico

TJPE Reconhece Direitos Sociais em Caso de Contrato Temporário em Lagoa Grande

Recife, terça-feira, 22 de agosto de 2023 – A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitiu um julgamento em 10 de agosto de 2023 que reconheceu os direitos sociais de um ex-servidor municipal em um caso de contratação temporária pelo Município de Lagoa Grande.

No processo de número 001.0000790-98.2013.8.17.0900, o Município de Lagoa Grande – PE apelou contra a sentença anterior que reconheceu a nulidade de um contrato temporário firmado com o ex-servidor Antônio Bernardo da Silva. O acórdão inicialmente proferido pelo TJPE divergiu do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no RE 705.140, que trata das contratações de pessoal pela Administração Pública sem a observância das normas referentes à prévia aprovação em concurso público.

O acórdão original do TJPE reconheceu a nulidade do contrato temporário, mas negou o direito à percepção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ao ex-servidor. Contudo, após uma análise mais aprofundada, a 2ª Vice-Presidência do TJPE determinou o retorno dos autos à 2ª Câmara de Direito Público para que fosse reconsiderada a questão em consonância com o entendimento do STF.

A decisão da 2ª Câmara de Direito Público reconheceu que, de acordo com o entendimento do STF, a nulidade das contratações temporárias pela Administração Pública não gera efeitos jurídicos válidos em relação aos empregados contratados, exceto o direito à percepção dos salários referentes ao período trabalhado e ao levantamento dos depósitos efetuados no FGTS. Portanto, o ex-servidor Antônio Bernardo da Silva tem direito ao recebimento do FGTS dos períodos em que efetivamente trabalhou para o Município de Lagoa Grande.

A decisão da 2ª Câmara de Direito Público exerceu o juízo de retratação, reformando o acórdão anteriormente proferido e restabelecendo o entendimento contido na sentença de primeiro grau. Isso reforça a importância do respeito às normas de contratação e da garantia dos direitos dos servidores, mesmo em casos de contratos temporários.

Posts relacionados
Jurídico

Decisão Judicial Mantém Candidata com Deficiência em Concurso para Professora da SEE/PE

Em uma importante decisão judicial, o Tribunal de Justiça de Pernambuco negou o pedido de efeito…
Leia mais
Jurídico

Governadora nomeia candidatos sub judice para cargos da Policia Penal

Em atos oficiais datados de 2 de abril de 2024, a Governadora do Estado exerceu suas atribuições…
Leia mais
Jurídico

Ex-Prefeito de Araçoaiaba/PE é intimado por pagamentos a servidores fantasmas

Processo nº 0000995-90.2017.8.17.2710 A administração pública do município de Araçoiaba, em…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?