Concursos Abertos

Cebraspe contraria edital e provoca tumulto no concurso SEE/PE 2022 – Cargo Professor

O edital do concurso público da Secretaria de Educação de Pernambuco tem provas agendadas para o próximo dia 21/08. Segundo apurado por Jaula, ao todo são 45390 inscritos, sendo que destas – estimasse que ao menos 30% sejam duplicadas. Isso porque a banca CEBRASPE permitiu que cada candidato pudesse optar por realizar mais de uma inscrição, conforme expresso na página 9 do edital, vejamos:

A possibilidade, apesar de polêmica, despertou o interesse dos candidatos pela sensação de permitir a escolha da lotação somente momentos antes da realização das provas – e até mesmo após a concorrência ser divulgada. Todavia, da última sexta, 12/08 – até o dia de hoje, 16/08 – ocorreram diversas alterações do edital que, ao invés de trazerem tranquilidade para os candidatos, provocaram confusão e tumulto no andamento do certame.

Na sexta, 12/08 – por exemplo, estava agendado a divulgação dos locais de prova. No entanto, o cronograma não foi cumprido. Apesar do não cumprimento, a banca divulgou em nota que os locais de provas seriam liberados na segunda, 15/08. Porém, ao invés de candidato apenas visualizar suas inscrições, e decidir sobre a viabilidade de cada uma momento antes da prova, a banca determinou que os candidatos optassem com antecedência sobre a lotação que deveria ser considerada (ver figura abaixo), contrariando o ponto 6.4.1.2.1 (ver figura acima).

Como se não bastasse, ontem -15/08, ao divulgar os locais de realização das provas, a banca, ao invés de atender o conteúdo da nota publicada sexta, ela – arbitrariamente, escolheu a opção de lotação no lugar dos candidatos. De acordo com apuração do Jaula, para o candidato que realizou mais de uma inscrição apenas a primeira foi considerada válida. As demais, apesar de terem sido pagas, foram literalmente canceladas. Segundo o edital, não existe possibilidade de devolução dos valores das inscrições (ver item 6.4.1. 2.1.1 – página 9 do edital).

De fato, valeria ao candidato, na expectativa do Jaula – visualizar todas as suas inscrições e os locais de prova indexados a cada inscrição. Valeria ainda o conhecimento da concorrência conforme tradicionalmente é publicada pela banca. Ambas as situações foram desconsideradas.

O Jaula considera que a banca cometeu um equívoco, que deve ser concertado até a quarta-feira. É verdade que logaritmo de inscrição em várias casos não conversava com o edital. No meio dessa confusão está os candidatos sem saber necessariamente a quem recorrer. Importante mencionar a omissão da Comissão do Concurso, por não monitorar o andamento do processo. Inadmissível em um concurso deste porte as situações que estão sendo presenciadas.

O Jaula se coloca a disposição da autoridades para esclarecimentos.

Posts relacionados
Concursos Abertos

Prefeitura de Salgueiro/PE publica extrato do Contrato com Banca IGEDUC

Em um movimento para fortalecer seu quadro de pessoal, a Prefeitura Municipal de Salgueiro firmou um…
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso de Salgueiro/PE: Professores podem obter até 10 pontos em titulação

O edital do concurso público da Prefeitura de Salgueiro/PE já está disponível para consulta.
Leia mais
Concursos Abertos

Concurso em Salgueiro/PE oferece 21 vagas para Professor em diversas áreas

A Prefeitura Municipal de Salgueiro está com inscrições abertas para um novo concurso público…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?