Jurídico

Excluído do Concurso – candidato obtém vitória Judicial contra o Estado de PE

A recente decisão proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, sob a égide do juiz Breno Duarte Ribeiro de Oliveira, trouxe à tona a discussão sobre a exclusão de candidatos em concursos públicos em virtude de critérios etários. No cerne da contenda encontra-se o caso de Valdir José dos Santos, que, após ter sido aprovado em todas as fases do concurso público para o cargo de soldado da Polícia Militar de Pernambuco em 2009, foi excluído do certame sob a justificativa de ter ultrapassado o limite máximo de idade estabelecido.

A argumentação jurídica sustentada por Santos, no âmago de sua ação ordinária contra o Estado de Pernambuco, repousa na nulidade do ato administrativo que culminou em sua exclusão do certame. O embate processual, permeado por considerações acerca da competência do tribunal e da aplicação do princípio do “juiz natural”, culminou na decisão favorável ao demandante.

É imprescindível salientar que a jurisprudência brasileira, em consonância com as disposições do Código de Processo Civil, atribui caráter absoluto à competência para dirimir litígios, conferindo ao juízo que extinguiu o processo sem resolução do mérito a prerrogativa de apreciar ações subsequentes relacionadas ao mesmo objeto litigioso. Nesse contexto, a decisão judicial em tela declinou da competência originalmente atribuída à 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinando a redistribuição do feito para a Quinta Vara da Fazenda Pública da mesma comarca.

A relevância dessa decisão transcende os interesses individuais das partes envolvidas, abarcando uma discussão mais ampla acerca da legalidade de critérios restritivos em concursos públicos, notadamente no que tange à idade dos candidatos.

Para mais informações sobre esse tipo de causa entre em contato o whts 87 9811-3995 – Dr Saulo Albuquerque; advogado de Concursos.

Posts relacionados
Jurídico

Governadora nomeia candidatos sub judice para cargos da Policia Penal

Em atos oficiais datados de 2 de abril de 2024, a Governadora do Estado exerceu suas atribuições…
Leia mais
Jurídico

Ex-Prefeito de Araçoaiaba/PE é intimado por pagamentos a servidores fantasmas

Processo nº 0000995-90.2017.8.17.2710 A administração pública do município de Araçoiaba, em…
Leia mais
Jurídico

Decisão Judicial Mantém Resultado de Concurso Público Contestado em Pernambuco

Na última quarta-feira, o Desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?