MPPE

MP Inicia Investigação sobre Contratações Irregulares no HEMOPE

O Ministério Público do Estado de Pernambuco deu início a um Inquérito Civil Público para investigar possíveis irregularidades nas contratações temporárias de profissionais pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE). A portaria de instauração, assinada pelo Promotor de Justiça Epaminondas Ribeiro Tavares, foi emitida em 27 de março de 2024.

O objeto da investigação é a suspeita de improbidade administrativa e violação da legalidade nos atos administrativos praticados pela HEMOPE, especificamente relacionados à contratação de profissionais por tempo determinado em detrimento da nomeação de candidatos aprovados em concurso público regido pela Portaria Conjunta SAD/HEMOPE nº 138, de 27 de setembro de 2022.

A decisão de instaurar o inquérito baseia-se nas atribuições constitucionais e legais do Ministério Público, que incluem a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, bem como a promoção do inquérito civil e da ação civil pública para proteção do patrimônio público e social.

O promotor considerou também as notícias de fato distribuídas à 43ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Patrimônio Público), relatando supostas irregularidades nas contratações temporárias realizadas pela HEMOPE, além da identidade de demandas em outros procedimentos.

A investigação será conduzida com a finalidade de apurar as responsabilidades e adotar as medidas legais cabíveis, conforme as disposições da Lei nº 8.429/92, que trata da improbidade administrativa. O Ministério Público determinou diversas providências, incluindo a comunicação da instauração do inquérito ao Conselho Superior do Ministério Público e à Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

O Inquérito Civil Público tem como objetivo garantir o cumprimento dos princípios constitucionais, zelar pela moralidade administrativa e pela defesa do patrimônio público, além de assegurar a imparcialidade e legalidade nos processos de contratação pública.

Este é mais um esforço do Ministério Público em promover a transparência e a integridade na gestão pública, visando o interesse público e o respeito à lei.

Posts relacionados
MPPE

MPPE emite recomendação para regularização de contratações em Carnaubeira da Penha

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Mirandiba e Carnaubeira…
Leia mais
MPPE

MP Recomenda Não Anulação de Prova de Concurso em Machados para ACS

O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por intermédio do Promotor de Justiça, Rodrigo…
Leia mais
MPPE

MPPE investiga necessidade de concurso público na Autarquia Educacional do Araripe

O Ministério Público do Estado de Pernambuco, através do seu Promotor de Justiça, instaurou um…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Precisa de ajuda?