MPPE

MPPE instaura Inquérito para investigar supostos funcionários fantasmas na prefeitura de Barreiros

Barreiros, 14 de junho de 2023 – O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Barreiros, divulgou a Portaria de Instauração do Inquérito Civil nº 01778.000.009/2023, com o objetivo de investigar denúncias de funcionários fantasmas e outras irregularidades na prefeitura do município.

O Ministério Público, baseado nas atribuições constitucionais e legais, instaurou o inquérito após receber denúncias preocupantes sobre a gestão dos servidores públicos em Barreiros. Entre as denúncias, destaca-se a existência de funcionários fantasmas em todas as secretarias municipais. Além disso, foram relatadas práticas como o repasse incompleto do INSS para os servidores contratados, exonerações e dispensas sem o devido cálculo rescisório, bem como a negação de direitos trabalhistas como décimo terceiro e férias para os funcionários contratados.

O objeto do inquérito é apurar essas irregularidades e tomar as medidas necessárias para a proteção dos interesses públicos e a responsabilização dos envolvidos, caso sejam confirmadas as denúncias.

O investigado nesse inquérito é o Prefeito de Barreiros-PE. A representação foi feita de forma anônima, e o Ministério Público realizará diligências para instruir o processo, buscando obter provas e informações relevantes para o esclarecimento dos fatos.

Além do atual inquérito para investigar supostos funcionários fantasmas na prefeitura de Barreiros, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já enfrentou problemas anteriores com o município. Recentemente, o órgão instaurou uma investigação sobre um esquema de enriquecimento ilícito supostamente liderado pelo primo do prefeito, Carlinhos da Pedreira (PP).

De acordo com a denúncia recebida pela Promotoria de Justiça de Barreiros, o primo do prefeito, Raphael Henrique Belo Sanguinetti, estaria acumulando cargos na administração municipal e também teria parte considerável da família envolvida na gestão. A denúncia menciona a existência de carros e caminhões de propriedade de Raphael Belo Sanguinetti vinculados à prefeitura, além de empregos para familiares em cargos-chave. O MPPE está investigando essas alegações, e a Prefeitura de Barreiros ainda não se pronunciou sobre o caso.

Posts relacionados
MPPE

Proposta de concurso para 1.000 vagas de AADEE é destaque em audiência do MPPE

Em 8 de maio de 2024, uma importante audiência pública foi realizada pelo Ministério Público de…
Leia mais
MPPE

MPPE acompanha determinações do TCE sobre admissão de pessoal em Gravatá

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) iniciou um procedimento administrativo para…
Leia mais
MPPE

Justiça Recomenda Revisão Urgente dos Comissionados e Temporários em Santa Cruz da Baixa Verde/PE

O Ministério Público, em seu compromisso com a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?