Irregularidades

Prefeito de Iguaracy PE é multado no valor de R$ 9.183,00 por admissões ilegais de pessoal e burla à realização de concurso público

O Tribunal de Contas de Pernambuco multou o prefeito atual do município de Iguaracy PE, José Torres Lopes Filho, por admissão ilegal de pessoal e burla a realização de concurso público. Segundo relatório do TCE, que consta nos autos do processo TCE-PE Nº 2159965-8 – em 2021 foram firmadas centenas de admissões pela prefeitura de Iguaracy, muitas sem passarem pelo crivo de uma seleção pública simplificada.

Dentre centenas de contratos julgados pelo TCE, é importante destacar que a maioria foi julgado legal, e o julgamento, destaca o TCE, foi amenizado devido a pandemia que flexibilizou regras de admissão. Diante de inúmeros contratos obscuros, o prefeito teve a oportunidade de fazer alguns contratações aproveitando seleções e processos públicos passados, aproveitando um pessoal apto. Não o fez. Isso aconteceu, por exemplo, para Agentes de Saúde e Endemias (anexo II do relatório).

Como consequência, o prefeito foi multado e reforçada a necessidade do município viabilizar a realização do seu concurso público. O destaque é que a prefeitura de Iguaracy tem sido alvo frequentes de autuações do TCE. Em 17/12/20 o TCE identificou contratações ilegais no município e determinou a realização de concurso. Em 11 de janeiro e 11 de março de 2021 houveram novas determinações, assim como a identificação de novos contratos irregulares identificados. As determinações, até o momento, foram todas descumpridas.

O Jaula Cursos apurou que oficialmente não existe qualquer movimentação da prefeitura de Iguaracy para realizar novo concurso. Ao menos é o que mostram os dados levantados no portal da transparência. Fora isso, só retórica.

O Jaula apurou que o último concurso do município ocorreu em 2011, sendo homologado em 19 de setembro daquele ano. Na ocasião, 208 vagas foram ofertadas. A banca Exames Consultoria executou o certame.

Mais informações no anexo. Acesse.

Matéria de Jaula Cursos

Foto de Iguaracy News

Anexo, pág 5: DiarioOficial_202205_tcepe_diariooficial_20220519

Posts relacionados
Irregularidades

Prefeita de Dormentes, PE, Enfrenta Dificuldades Administrativas para Executar Novo Concurso Público

Dormentes, uma pequena cidade localizada no estado de Pernambuco, vem enfrentando desafios…
Leia mais
Irregularidades

"Aprovados em Concurso Público são uma herança maldita", diz prefeito de Serrita

O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), comprovou, em entrevista coletiva na última…
Leia mais
Irregularidades

TCE julga ilegais admissões temporárias realizadas pela Prefeitura de Riacho das Almas

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco emitiu um Acórdão no processo…
Leia mais
Newsletter
Seja um Concurseiro

Inscreva-se na nossa newsletter e obtenha o melhor conteúdo sobre concursos de Pernambuco, feito sob medida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?